Nome Completo: Osvando Ferreira dos Santos
Partido: MDB
Data Nascimento: 03/09/1958
Telefone:
E-mail: Email: osvando@itupeva.sp.leg.br
Vereador Osvando Ferreira dos Santos
Meu nome é Osvando Ferreira dos Santos. Nascido em 3 de setembro de 1958, na cidade de Salinas, Minas Gerais, no coração do Vale do Jequitinhonha. Sou de uma família com mais cinco irmãos e meus pais, ambos já falecidos, o Senhor Higino Ferreira dos Santos e a Senhora Joana Vitorina da Silva, eram lavradores.
Sou divorciado, pai de cinco filhos: Ezequiel, Isaías, Isaque, Elias e Eliseu, e avô de dez netos, cinco meninos e cinco meninas. Hoje mantenho uma união estável com Maria de Nazaré Batista da Silva.
Na minha infância, tive uma vida muito simples e lembro-me bem que precisei começar a estudar aos dez anos, junto com meus irmãos, pois o percurso até a escola era longo e, antes dessa idade, nenhum de nós tinha as condições físicas para fazer o trajeto. Estudei até a quarta série do primeiro grau.
Impulsionado pela grande seca que castigava nossa região e pela busca por novas oportunidades, deixei meus pais em minha terra natal, Minas Gerais, para buscar trabalho em São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, onde iniciei minha trajetória profissional. Por lá, trabalhei na construção civil e, na sequência, fui para a indústria, em uma empresa que fabricava tintas.
Passado algum tempo, me mudei para a cidade de Sertãozinho, onde trabalhei em uma grande empresa do segmento metalúrgico e, posteriormente, exerci a dura atividade de corte de cana para as usinas de açúcar. Como a família já havia aumentado e as condições de sustento de todos estavam difíceis, tomei a decisão de voltar para a minha cidade natal com a família.
Algum tempo depois, voltei para São Bernardo do Campo, sem a minha família, em busca de novas oportunidades, para trazê-los quando as condições financeiras estivessem mais estáveis. Durante esse período, meu compadre identificou uma oportunidade de trabalho na cidade de Itupeva e decidiu trazer minha família para o local e me comunicar para que eu pudesse recomeçar a minha vida nesta região.
O início desse novo ciclo foi na Fazenda Quilombo em Itupeva, onde trabalhei como meeiro no cultivo de cenoura, beterraba e tomate. Algum tempo depois, fui para o bairro do Medeiros. Eu já conhecia a cidade por visitas a parentes, mas jamais imaginei que um dia moraria aqui. Trabalhei como caseiro, cuidando de gado e na roça, por quatro anos, e por ser de berço Cristão Católico, também fui muito assíduo na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, participando das festas, auxiliando nas necessidades da comunidade em geral e atuando como Ministro da Eucaristia e da Palavra.
Depois, me mudei para o bairro Nova Era, onde fiquei durante alguns anos, como caseiro e realizando atividades na roça e na criação de gado. Neste período, também estive muito presente na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, atuando na comunidade e servindo como Ministro da Palavra e da Eucaristia.
Passado um tempo, me mudei para uma casa localizada na Comunidade Santo Antônio e, novamente, voltei a trabalhar na indústria. Posteriormente, mudei-me para o bairro Nova Itupeva e morei em outros bairros da cidade antes de me estabelecer no bairro Nova Monte Serrat (Rio das Pedras), onde resido atualmente.
Minha experiência de vida e o desejo de servir à comunidade me levaram naturalmente à política. Em 2004, tive a honra de disputar minha primeira eleição e fui eleito vereador, tornando-me o mais votado da história política de Itupeva.
Minha trajetória na Câmara Municipal se consolidou com quatro reeleições consecutivas, de 2005 a 2020, demonstrando a confiança que a população depositou em meu trabalho.
Em 2020, decidi não disputar a eleição, optando por um período de quatro anos fora da vida pública. No entanto, em 2024, atendi ao chamado da população e disputei novamente o pleito, sendo eleito para iniciar meu quinto mandato em 2025. A persistência e o reconhecimento do meu trabalho ao longo dos anos atestam meu inabalável compromisso com todos os cidadãos da cidade de Itupeva, onde moro há quase 40 anos.
|